Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, setembro 25, 2012

Saldo do FGTS




Uma pergunta que chega quase diariamente no setor de Departamento Pessoal, é - Quanto eu tenho de FGTS?

As vezes a mesma pessoa faz essa pergunta quase todo mês!!!!!!



Sempre faço um cálculo de que tenho em um ano o equivalente a 01 salário (contratual) mensal, aproximadamente claro, já que é depositado mensalmente a porcentagem de 8% - Portanto 8x13 (12 meses + 13º) me daria + - 104%. Dá pra ter uma base bem aproximada assim. 

Se tenho um ano e meio de empresa - Tenho lá aproximadamente 01 salário completo e meio, já corrigidos. 

Em caso de despedida SEM JUSTA CAUSA, por parte do empregador, calculo 40% do que tenho lá na conta e soma-se com o saldo existente, para ter o valor aproximado da multa indenizatória e total de saque.

Você pode acessar a sua conta FGTS, (e é bom acompanhar).... através do seguinte link , com a senha de internet e do cartão cidadão:


https://extratofgts.caixa.gov.br/SIBNS/identifica_trab.processa?opcao=X

Outra forma de acompanhar a regularidade da empresa perante as obrigações com FGTS é consultar o CRF - Certificado de Regularidade do FGTS, para isso é necessário ter o número do CNPJ da empresa. 

Para consultar acesse o link:


Um abraço, 





Um comentário:

  1. OI PATY,
    EU gostaria de saber de no caso do empregado pedir para ser mandado embora do serviço se ele tem que pagar 40% do FGTS para o empregador.
    Eu nunca soube disto e me fizeram esta pergunta eu respondi que não.
    obrigada,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir