Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


sexta-feira, setembro 16, 2011

A ARTE DE PECHINCHAR



Fonte: Abril 



Tentar obter o melhor preço na compra de algo requer atitude e muita disposição. Popularmente conhecido por pechinchar, o ato sem dúvidas é uma arte e precisa ser feito da maneira correta.
Muitas pessoas já nascem com esse dom, achando inadmissível sair de uma loja sem nem ao mesmo ter "chorado" por um precinho melhor de um produto. Outras pessoas, ao contrário, morrem de medo e vergonha e acabam deixando o lugar frustradas, sem comprar nada por causa do valor elevado da mercadoria.
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 70,4% dos 800 consumidores entrevistados afirmaram que pechincham antes de comprar. O mais interessante deste estudo é que não são apenas as classes menos favorecidas financeiramente que tentam descontos nos produtos.
Embora as classes C, D e E sejam líderes da pesquisa, com 71,9% e 77,6% de adesão à arte da pechincha respectivamente, dentre os consumidores A e B, 66,3% também negociam antes de fazer uma compra.

Pagar os 10% de serviço em baladas e boates também ficou fora de cogitação. "Como podem cobrar este acréscimo no preço em um lugar que não tem garçom, onde você mesmo busca sua bebida no balcão? Eu mando tirar da conta mesmo", 
A advogada Isabella comenta que as pessoas não devem se sentir constrangidas por pedir desconto, porque não é um desrespeito. "Em algumas culturas, especialmente em países muçulmanos, pechinchar é um costume e uma demonstração de que realmente você tem interesse em comprar. Para o vendedor é uma regra e um prazer discutir o preço da mercadoria, Caso você faça um bom negócio, é certeza de que o local ganhou um novo e bom cliente", finaliza Isabella.
Por isso, pesquise e pechinche sempre. Evite as datas comemorativas para certas compras e não tenha vergonha, mas sim metas de compra. Conheça bem o produto ou serviço em questão, seja humilde, controle seu entusiasmo, considere o parcelamentoe pronto. Boas compras!
Escrito Por Carolina Pain (MBPress)

Confira neste post 13 dicas do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para tornar a sua pechincha mais eficaz.
  • Pesquise – Nunca deixe de pesquisar preços do produto em diversas lojas concorrentes; eventualmente, você irá achar uma loja com um valor mais barato. Para quem prefere evitar o “bate-perna” e fazer suas compras pela internet, pode contar com o auxílio de ferramentas de comparação de preços, como BuscaPéBondfaro JáCotei.
  • Pechinche sempre – Sempre que for adquirir algo, negocie o preço, pechinche. Mesmo que achar barato.
  • Evite as datas comemorativas – Quanto mais próximo das festas deixar para comprar, mais caro os produtos ficarão. As compras podem ser feitas antes ou depois, quando há “queima de estoques” nas lojas.
  • Evite os lançamentos – Não compre produtos recentemente lançados no mercado. Corre-se o risco de pagar caro. Procure comprar o produto na época de oferta maior. A redução do preço pode chegar a até 50%.
  • Evite os desatualizados – Produtos que irão sair de linha também não são uma boa opção de compra. Um carro, por exemplo, no momento em que for vender, terá uma redução significativa do valor.
  • Não tenha vergonha – O máximo que o lojista vai dizer é ‘não’. Não tenha vergonha, estabeleça como meta a pechincha. A loja só dá desconto se o cliente pedir.
  • Supermercados – Mercados de grande rede são mais difíceis de negociar. A política é trabalhar com tabela de preços. “Mas isso não quer dizer que não aceitem negociação”. Procure andar com os panfletos da concorrência, por exemplo.
  • Tenha metas - Tente sempre responder à pergunta: qual o máximo que você quer (pode) pagar? Use a pesquisa de preços para saber.
  • Obtenha conhecimento – Conheça bem o produto que deseja comprar para poder argumentar com o vendedor e rejeitar acessórios ou extras de que você não precisa.
  • Seja humilde – Ao conversar com o vendedor, não seja prepotente, mostrando de forma arrogante que você conhece tudo sobre o produto. Mostre humildade e pergunte.
  • Controle o seu entusiasmo – Não demonstre entusiasmo sobre a possibilidade de comprar; mantenha o silêncio e ouça mais do que fale. É necessário exercitar os seus dotes de ator ou atriz nessas horas.
  • Considere o parcelamento - Produtos de valor maior podem ser comprados a prazo. Na hora de pesquisar, tão importante quanto saber os preços à vista, é saber o preço deles à prazo. Certas vezes, o preço total a prazo pode valer mais a pena na loja em que o produto à vista é mais caro; dependendo dos juros cobrados.De acordo com o Ministério Público algumas empresas somam os juros no preço total do produto, igualando os preços à vista e a prazo e confundindo o consumidor.
  • Atitude – Seja ousado no fechamento do negócio: tome atitudes diretas. O vendedor provavelmente não vai querer perder um negócio quase fechado por causa de um desconto ou um brinde.

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