Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


sexta-feira, novembro 04, 2011

Dicionário Financeiro - Inicio





Muitas vezes podemos perder dinheiro por não conhecer o significado ou nao saber a importância e método de cálculo de alguns termos que ouvimos na tv,  jornais e nos deparamos no nosso cotidiano 

Vou tentar postar aqui alguns termos de maneira simplificada, para facilitar o nosso dia-a-dia e poupar nossos recursos. 

1- Taxa Selic - (Fonte de pesquisa: www.produzindo.net)

Primeiramente temos que entender o que é: 
Selic - Sistema Especial de Liquidação e Custódia 


É um sistema que foi criado para gerenciar a emissão e negociação dos títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional.Os títulos públicos são uma espécie de empréstimo que o governo faz com pessoas físicas e jurídicas. Pense nesse título como se fosse uma nota promissória ou um empréstimo que o governo faz falando que vai te pagar o dinheiro que você emprestou pra ele em um tempo determinado a uma taxa de % de juros. (O GOVERNO DEVE) 
Taxa SELIC (taxa básica de juros)
A média diária dessas taxas de é a famosa taxa SELIC e serve como referência para todas as outras taxas que existem na nossa economia porque para se calcular uma taxa de juros levamos em consideração o tempo de pagamento e principalmente o risco de não receber, como na Selic o GOVERNO é o devedor o risco é baixo e a taxa é MINIMA por isso que é usada como base de "atualização monetária", muitos contratos mencionam o reajuste pela Taxa Selic porque é a taxa mínima de valorização para o dindin...
Você pode consultar a Taxa Selic do dia no site do Banco Central, anota aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário