Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, dezembro 13, 2011

O que é Factoring?



Afinal o que é FACTORING? 


É quando uma empresa vende o crédito que ela tem, ou seja, vende uma duplicata à receber(compra a prazo) para uma empresa de FACTORING, esta segunda compra a duplicata,  claro, por um valor menor, paga a vista e fica com o crédito á receber do cliente, a empresa que vende passa o DIREITO do recebimento a terceiros. É como um empréstimo com garantia, mas essa movimentação deve ser feita entre EMPRESAS, inclusive a empresa de factoring deve ser autorizada pelo Banco Central a exercer atividades financeiras desse tipo. Se for entre pessoa física, é agiotagem , crime. 


Factoring - Definição
1) Venda e compra a vista, entre pessoas jurídicas, por preço pactuado entre as partes, dos direitos gerados por vendas mercantis representadas por títulos de crédito mercantil, onde a empresa compradora dos direitos denomina-se, em geral, sociedade de fomento mercantil
2) atividade de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria de crédito, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços.

3 comentários:

  1. Olá Patrícia!
    Estou retribuindo a visita.
    Ainda não tenho um banner peço que divulgue meu blog da maneira que puder.
    http://cantinho-disciplina.blogspot.com/
    http://sos-tst.blogspot.com/
    Já estou seguindo o teu blog e colei o banner do teu blog no meu: http://sos-tst.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Patricia,
    Gostei muito da imagem que inseriu ao lado da explicação, o que é factoring.
    Gostaria de saber se posso inserir em meu site? Ou gostaria de saber onde conseguiu esta imagem?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fernando, a imagem é do Google imagens. Um abraço.

    ResponderExcluir