Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, janeiro 17, 2012

O que é PIB e qual a influência dele na nossa vida?




O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores da economia de um país. Ele representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos diversos setores da cadeia produtiva, mas pouca gente sabe dizer o impacto que esse dado tem sobre o seu dia a dia.

O presidente do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo), Pedro Afonso Gomes, define o PIB como a “soma do esforço de todos os agentes da economia, desde o plantio até a comercialização”.

O PIB é calculado trimestralmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior significa retração econômica. A recessão técnica é observada quando o movimento de retração ocorre por dois trimestres consecutivos. 

Se o PIB aponta expansão, isso tem influência positiva na vida das pessoas, segundo Gomes.

- Quanto maior a produção, mais fácil de distribuir essa riqueza. A renda circula e todos são beneficiados. Então, quanto maior o PIB, maior a quantidade de empregos, o giro de mercadoria e a variedade de produtos. Além disso, o país tem um posicionamento mundial melhor.  

Para o cálculo do PIB, o IBGE só leva em consideração as atividades legalizadas. As informais não entram nas estatísticas da metodologia aplicada. 



Fonte: R7.com - Economia (http://noticias.r7.com/economia/noticias/entenda-como-o-pib-influencia-a-vida-das-pessoas-20100310.html)



O PIB mede a riqueza a produção no país, quanto maior a produção, maior será a circulação do dinheiro, geração de novos empregos, comércio. 


3 comentários:

  1. Olá obrigada por seguir o meu cantinho, tb já estou te seguindo... boa noite!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi vim retribuir a visita, muito interessante o seu blog já sou seguidora tem inormações muito valiosas.
    Um grande beijo.

    892-http://flordelis-artes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Penso qá repetido na relação das Bus...Confere.
    Apareceu com o nº 1467...Bjsss

    ResponderExcluir