Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


sexta-feira, março 09, 2012

Tributos- Elisão, Evasão e Elusão, qual a diferença?




Se informar sobre nossos direitos e deveres é obrigação de todo cidadão. Ninguém é absolvido de cometer um crime alegando que desconhece a Legislação, pois ela é pública, precisamos sempre nos manter informados.

Elisão, Evasão e Elusão - Palavras que se confundem mais com significados totalmente diferente.

Podemos pagar menos tributos através da ELISÃO FISCAL, meio lícito, que através de um planejamento e remanejamento encontramos alternativas e benefícios de direito para se isentar de algum tributo, ou pagar um valor diferenciado, não produzimos fato gerador do tributo.

No caso da EVASÃO FISCAL e ELUSÃO FISCAL, crime, o contribuinte omite informações ou fornece informações inexatas para se beneficiar de algo que não é de direito.

Veja uma explicação simplificada de cada um, segundo a wikipedia:




Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Elisão e evasão fiscal são duas formas de evitar o pagamento de tributos.
A evasão fiscal é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos. Entre os métodos usados para evadir tributos estão a omissão de informações, as falsas declarações e a produção de documentos que contenham informações falsas ou distorcidas, como a contratação de notas fiscais, faturas, duplicatas etc.
Já a elisão fiscal configura-se num planejamento que utiliza métodos legais para diminuir o peso da carga tributária num determinado orçamento. Respeitando o ordenamento jurídico, o administrador faz escolhas prévias (antes dos eventos que sofrerão agravo fiscal) que permitem minorar o impacto tributário nos gastos do ente administrado.
Diferentemente da evasão fiscal (onde ocorre o fato gerador do tributo e o contribuinte não paga uma obrigação legal) na elisão fiscal, através do planejamento, evita-se a ocorrência do fato gerador. E por não ocorrer o fato gerador, o tributo não é devido. Dessa forma, o planejamento não caracteriza ilegalidade, apenas usa-se das regras vigentes para evitar o surgimento de uma obrigação fiscal.
A elisão fiscal é muito utilizada por empresas quando das transferências internacionais de recursos, na busca de conceitos tributários diferentes em países diferentes - de forma a direcionar o tráfego dos valores; assim, pode-se reduzir a carga tributária e fazer chegar às matrizes as maiores quantidades possíveis de recursos vindas das filiais. Como as grandes matrizes internacionais encontram-se em países já de mais recursos, as discussões sobre elisão fiscal, revestidas de legalidade, têm também adquirido contornos de discussões morais.
Elusão Fiscal é a realização de operações (societárias, p.ex.) que aparentem um negócio jurídico legítimo e válido, com o único objetivo de se obter os efeitos da causa daquele negócio para não recolher tributos ou diminuir a carga tributária. A Elusão Fiscal são atos qualificados como fraudulentos, pois não são realizados com o propósito verdadeiro daquele negócio, ou seja, são desprovidos de causa negocial.
Fonte: Wikipedia

Então cuidado com a EVASÃO FISCAL em sua declaração de Imposto de Renda ok.

Um comentário:

  1. Oi passando para conhecer o seu blog e achei tudo muito lindo, interessante, nem preciso dizer que estou seguindo você já rrs.
    Faço parte da blogueiras unidas nº1680
    Venha me visitar segue meu blog tbm !!!
    E participe do sorteio que está rolando lá
    Bjus conto com a sua colaboração no meu sorteio ficarei muito feliz!!!!!
    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com
    ***************************************************************
    Link do sorteio.
    http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com/search?updated-max=2012-02-15T04:16:00-02:00&max-results=7
    *************************************************************************************************
    Se você está sorteando algo no seu blog e quer divulgar no meu blog é só ler a seguinte regra no final desse post, todo domingo eu divulgo sorteios.
    Link da regra: http://coisinhascorderosadaannyealves.blogspot.com/2012/03/divulgando-sorteios-e-promocoes.html
    ********************************************************************
    Dica:Essa campanha ajuda você a ter mais comentários em seu blog.
    Aproveite e se vc ainda não aderiu essa campanha dá uma olhada nela é a campanha eu odeio verificação de palavras bjus!! Desculpe –me se vc já aderiu.
    http://danilarrifotografia.blogspot.com/2012/02/bom-amigas-estou-aqui-novamente-para.html#comment-form

    ResponderExcluir