Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, junho 19, 2012

Principais erros que levam as pessoas ao vermelho!!! Atenção: evite-os


Principais erros que levam as pessoas ao vermelho!!! Atenção: evite-os 
Boa parte das pessoas tem problemas com dinheiro e, da mesma forma, boa parte delas usam sempre as mesmas desculpas para justificar sua situação: seu salário não é suficiente, seus amigos as estimulam a gastar ou está tão endividado que simplesmente não consegue sair do vermelho.
A realidade, entretanto, pode não ser bem esta, e os motivos para suas dívidas, podem na realidade ser outros. Pensando nisso, o site LearnVest listou seis bons motivos que ajudam a explicar por que os consumidores permanecem quebrados. E o primeiro deles é colocar todo o salário na conta corrente.
1. Falta de poupança - Claro que é imprescindível ter uma conta corrente, mas quando colocamos todo o pagamento mensal nela, somos levados a gastar o dinheiro ao invés de poupá-lo. E é justamente a poupança que ajuda os consumidores a não entrar no vermelho em situações de emergência. A solução é simples: faça com que parte do seu salário caia automaticamente em alguma conta poupança. Desta forma fica mais fácil se controlar e reservar algum recurso mensalmente.
2. Gastos desnecessários - Outro bom motivo que leva ao vermelho é o gasto desnecessário. Gastar dinheiro não é problema, portanto que ele seja gasto com itens realmente necessários para a vida do consumidor. Desperdiçar dinheiro com a conta de eletricidade, é estupidez. Mas gastá-lo com férias revigorantes ou com roupas novas que podem te promover no trabalho, nada mais justo.
3. A infância - Muitas pessoas têm dificuldade em admitir que têm problemas com dinheiro. Principalmente odeiam admitir que possuem as mesmas falhas apresentadas por seus pais. No entanto, os consumidores são mais parecidos com seus pais e com seus familiares do que eles imaginam ou mesmo querem aceitar.
Ser um poupador compulsivo, ter problemas para lidar com as finanças, acreditar que todos seus problemas sumiriam se fosse rico, podem ser reflexo da sua criação e você só está carregando o erro ao invés de enfrentá-lo. A solução? Identifique seus problemas do passado e faça alguma coisa sobre eles.
4. Sem objetivos - Novamente, aprender a poupar é uma grande arma contra os problemas financeiros. Porém, se não houver nenhum motivo para poupar, dificilmente será possível construir uma reserva. Escolha um objetivo, uma casa, um carro, uma longa viagem e direcione seus esforços para poupar. Assim, possivelmente será bem sucedido.
5. Consumidor ingênuo - As lojas são um grande problema para os consumidores. Elas estão repletas de truques para nos estimular a gastar mais do que o previsto. Portanto, se você não estiver bem consciente disso e ter exatamente em mente o quanto quer gastar, corre um grande risco de gastar de forma desnecessária e entrar no vermelho. Os truques vão desde a música de fundo, escolhidas para atrapalhar nosso raciocínio, até truques com luzes e espelhos para vermos coisas que não são a realidade.
6. Pagando as dívidas de forma errada - outro fator que pode consumir todo seu dinheiro rapidamente é pagar as dívidas de forma errada. Mesmo que você seja um consumidor responsável e preocupado em quitar suas dívidas, é importante ter uma boa estratégia para lidar com os juros e os empréstimos.
A ideia é evitar simplesmente ir pagando as parcelas das dívidas e empréstimos. O correto é avaliar quais as dívidas mais caras, ou seja, que cobram os maiores juros, e ir liquidando-as em primeiro lugar.

LEMBREM -SE:
 "Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade" (Eclesiastes 5:10).

"A verdadeira medida de nossa riqueza consiste em saber quanto valeríamos se perdêssemos todo o nosso dinheiro." (J.H. Jowett)









8 comentários:

  1. Oi flor!
    Eu vim retribuir a visita e amei seu blog.
    Beijos e ja estou te seguindo!

    http://venha-emagrecer-comigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vivi tive alguns momentos de viver bem apertado, mas nunca por imprudência minha e sim por falta de emprego. Meu pai sempre me ensinou coisas que postou acima, nunca gastar mais do que ganhar, comprar a vista e pechinchar muito rs
    A dica de saber pagar uma divida é verdade mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ah nem fale eu to no vermelho a 2 anos.. ta certo que eu fiquei por que parei de pagar minhas contar pra guardar dinheiro pro nascimento do meu baby mais mesmo assim é ruim de mais...rsrs

    Um grande abraço... bom final de semana!!

    :D

    ResponderExcluir
  4. Já passei uns bons perrengues, hoje graças a Deus estamos maduros e aprendemos a lição.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosa , excelentes dicas, aprendi a duras penas a não me encher de dívidas,rsss

    Tenha uma semana abençoada !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou Bu 2228 e to te seguindo aguardo sua visitinha e tem selinho no meu blog para vc bjs
    http://www.miltinha2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola amiga passando para conhecer e te seguir
    sou blogueira unida também.
    Vá me ver, ficarei feliz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Passando por aqui para conhecer e gostei das dicas, são sempre importantes. Pra quem já passou, passa e não quer passar por "apertos". estou seguindo... Bjss

    ResponderExcluir