Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, maio 17, 2011

O que TAXA SELIC? Para que serve?


O que é:
Selic quer dizer Sistema  Especial de Liquidação e Custódia e é uma taxa muito importante para a economia do nosso país.
A taxa Selic é a taxa referencial de juros da economia e ela é administrada pelo Copom um órgão que pertence ao Central

A Selic é a taxa básica usada como referência pela política monetária brasileira. É a média de juros que o governo paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic cai, as intituições financeiras são impulsionadas a emprestarem dinheiro ao consumidor para conseguirem um lucro maior. Quando ocorre o contrário, a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, que paga bem e oferece mais garantias. Assim, haverá menos dinheiro disponível e o crédito oferecido às pessoas físicas ficará mais caro.
Impacto na economia:
A taxa Selic é definida nos nossos tempos como uma meta a ser alcançada porque ela é usada para operações de curto prazo entre bancos.
Muitas pessoas acreditam que a taxa Selic é uma taxa fixa, mas ela varia muito pouco diariamente chegando sempre no valor estabelecido pelo Copom.
A taxa Selic não nos afeta diretamente, ou seja, afeta quem investe em fundos já que a rentabilidade segue a taxa Selic, agora pequenos investidores só são afetados a longo prazo.
Por ser a Selic uma taxa que regula as operações de financiamentos entre bancos ela afeta as taxas de juros básicas da economia e por esta razão ela é tão comentada.
Alguns fatores afetam a decisão do Copom para formação dessa taxa, dentre eles:
  • Movimentos na taxa de câmbio
  • Taxa de inflação 
  • Fatores internos do Banco Central
  • Índice de desemprego
  • Volume de crédito e inadimplência


A medida funciona como um mecanismo utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. A Selic é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre as outras taxas de juros usadas no país: cheque especial, crediário, cartões de crédito e poupança, por exemplo.
E para o consumidor:
Se os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Mas, de acordo com a lei da oferta e procura, quanto maior for a demanda, maiores os preços de produtos e serviços. Resultado: inflação. É isso que aconteceu nos últimos meses. O temor do governo diante desse cenário motivou o aumento da taxa Selic, que foi de 9,5% a 12% ao ano em 12 meses.
Com a Selic baixa, fazer um empréstimo ou comprar a prazo saia mais em conta para o consumidor. Com mais crédito, há mais dívidas. Um levantamento recente aponta que de 2009 para 2010, a renda do brasileiro cresceu 13%, enquanto os gastos subiram 16%. Com isso, 53% das famílias viram suas despesas ultrapassarem a renda.
A questão é que se constrói um ciclo, pois tanto a inflação quanto o encarecimento do crédito afetam o poder de compra e a capacidade de pagamento. Hoje, os analistas recomendam que o trabalhador não assuma novas dívidas, já que o crédito está caro. O jeito é esperar que o antídoto contra a inflação surta efeito para que, num segundo momento, as taxas de juros voltem a cair.
Pode até ser um processo chato, mas, para que nada saia do seu controle, é sempre importante ficar atento às taxas de juros e entender quais são as melhores opções para o momento.
Portanto o Banco Central tem que estar sempre atento para que o mercado não fique muito aquecido e a taxa Senic não dispare.
A estimativa para 2012 pelo que pudemos ver é menor do que deste ano.
Vamos aguardar para que não ocorram mudanças!

Fonte: Yahoo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário