Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, maio 10, 2011

Maneiras de evitar Desperdício de $$$$

1. Vá a apresentações sobre finanças pessoais, organizadas normalmente por bancos ou empresas. Os temas são sempre exibidos de forma agradável e interessante, e assim você já começa a se familiarizar com os termos do mundo financeiro.

2. Com o valor gasto numa festa de criança em bufê, você pode até comprar um carro se aplicar corretamente e deixar o dinheiro render por um período.Negocie com seu filho a melhor maneira de celebrar o aniversário dele.

3. Organize os objetos da sua casa para não comprar itens repetidos, como– fita adesiva, lixas de unha etc.

4. Antes de fazer uma compra de vulto (uma TV de plasma, por exemplo), pense em quantos dias terá de trabalhar para pagar aquele valor e quantos dias de satisfação o produto lhe dará (depois de uma semana, a TV passa a ser uma coisa normal na rotina da família).

5. Cuidado com as “contas mentais”, aqueles planos mirabolantes feitos quando uma soma em dinheiro, como o 13º salário, está prestes a chegar. Coloque no papel como deseja gastar (ou poupar) essa soma.

6. Sugira que a escola do seu filho realize uma feira do livro anualmente: você doa ou vende os livros didáticos usados por ele no ano anterior e compra os que usará no ano corrente ou troca. Todo mundo sai ganhando.

7. Adie as compras parceladas e poupe o dinheiro para comprar depois, à vista ou em poucas parcelas. São duas vantagens: você compra mais barato e não paga juros. E até pode descobrir que o produto nem era tão necessário.

8. Abasteça no posto de gasolina com o melhor preço do bairro e esteja sempre prevenida. Assim, você não corre o risco de se ver numa emergência e ter de abastecer justo no posto mais caro da cidade.

9. Escolha bem os prestadores de serviço para reformar a casa. Vale mais a pena pagar um bom profissional do que economizar no serviço e depois ter que refazer parte ou tudo porque ficou ruim.

10. Revise seu carro periodicamente e mantenha-o sempre com as peças em dia. É melhor trocar as pastilhas de freio de vez em quando do que usá-las até gastar e ter de trocar também os caros discos.

11. Não deixe os aparelhos eletrônicos em stand by, porque desse modo elescontinuam consumindo energia. Se for sair de casa, tire-os da tomada. 

12. Não compre remédios, suplementos e vitaminas que você não vai tomar ou de que nem se quer precisa. Consulte um médico para conhecer suas verdadeiras necessidades em vez de agir por conta própria.

13. Vai trocar de carro? Não pense apenas no valor do veículo, e sim no do seguro, do IPVA e das peças de reposição. Converse com amigos e parentes e descubra alguém que tenha um modelo igual.

14. Consumo consciente também é uma forma de economia. Evite lâmpadas acesas à toa e torneiras abertas; peça nota fiscal; utilize a frente e o verso de folhas de papel; espere os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira; recicle o lixo; planeje suas compras de alimentos e roupas; dê carona sempre que possível.

15. Registre sua empregada doméstica com o salário real. Vale mais a pena pagar tudo em dia do que arcar com um processo judicial depois – ou ter que bancar sozinha uma licença por doença ou maternidade.

16. Nunca atrase a devolução dos filmes que retirou na locadora. A multa por isso é até pequena, mas desnecessária em qualquer orçamento.

17. Evite levar as crianças na hora da compra – tanto de supermercado quanto de presentes. Elas são muito influenciadas pela propaganda e fica mais difícil escolher de acordo com a relação custo-benefício.

18. Você pode economizar 12 caminhões-pipas, segundo pesquisa da Associação Pro Teste, de Direitos do Consumidor, apenas comprando uma máquina de lavar mais econômica. Para o mesmo volume de roupa, há máquinas que consomem de 160 a 220 litros por lavada. Escolha com critério.

19. O financiamento da loja pode sair mais caro do que obter um empréstimo pessoal no seu banco e pagar o valor à vista no estabelecimento. Pesquise sempre onde estão as melhores taxas.

20. Você já experimentou o Skype? Trata-se de um programa de computador, simples de instalar, que permite conversar ao vivo e de graça com pessoas em outras cidades e mesmo em outros países. 

Com uma webcam, você consegue mesmo ver seu interlocutor em tempo real. A conta telefônica costuma despencar.

Fonte: Revista Claudia



Nenhum comentário:

Postar um comentário