O SPC, SERASA e o SCPC são bancos de dados privados, que fornecem informações sobre crédito a quem contratar os seus serviços mediante o pagamento de tarifas pelas consultas, não tem relação nenhum com o governo.
5.1 Cuidado com os Golpes
Não caia nos golpes dos anúncios que dizem que "tiram o nome do SPC e SERASA, sem o pagamento da dívida, independente do valor ou do tempo de inscrição", você vai perder o seu dinheiro!
A verdade é que não existem macetes para retirar o nome do consumidor do Serasa e SPC sem o pagamento das dívidas. Esses kits prometem excluir o nome dos devedores em poucos dias, tratando-se de práticas ilegais e criminosas, que ao invés de resolver o problema, acaba criando outro com a polícia e justiça.
A verdade é que não existem macetes para retirar o nome do consumidor do Serasa e SPC sem o pagamento das dívidas. Esses kits prometem excluir o nome dos devedores em poucos dias, tratando-se de práticas ilegais e criminosas, que ao invés de resolver o problema, acaba criando outro com a polícia e justiça.
Não existem fórmulas mágicas para tirar o nome destas listas, e para sair delas, basicamente há somente 4 formas:
1 - Pagando a dívida - O Código de Defesa do Consumidor obriga que após a pessoa pagar a dívida, o seu nome deve ser excluído no prazo máximo de 5 dias;
2 - Prescrição do direito de cobrança da dívida - Após 5 anos, a dívida “caduca”, ou seja, a justiça pode determinar e exclusão do nome do banco de dados dos devedores;
3 - Prescrição do título que originou o cadastro - Alguns títulos de créditos, tais como cheques, notas promissórias, duplicatas possuem prazos de prescrição, e que após seus vencimentos não podem ser mais cobradas, segundo o Código Cívil ou a Lei do Cheque.
4 - Discussão judicial da dívida que originou o cadastramento - Quando houver alguma discussão judicial sobre cláusulas contratuais abusivas, devido a cobrança de juros, multas ou encargos abusivos, a justiça pode determinar a suspensão do cadastro enquanto o processo estiver em andamento.
Então é isso aí, caso esteja com o nome sujo e queira limpar seu nome, em hipótese alguma compre estes kits vendidos na internet, ou por telefone, panfletos, pois vai acabar se complicando ainda mais. O ideal é planejar seu orçamento, comprar somente o que dá para comprar ou o que seja realmente necessário, não de um passo maior que a perna.
A recomendação é tentar uma Negociação com seu Credor antes de Apelar. Você tem o poder de barganha. Pode propor pagar de acordo com suas possibilidades, etc. Lembrando que no caso de um acordo parcelado: em 24h, a empresa tira você do SPC - Serasa, com a primeira parcela paga. Analise e evite correr riscos desnecessários. (Fonte: www.endividado.com.br)
Regularizar uma anotação registrada nos cadastros de proteção ao crédito nãoé tarefa tão difícil como podem pensar os consumidores. O próprio cidadão inadimplente pode regularizar suas pendências sem precisar contratar serviços de terceiros e quitar suas dívidas diretamente com os fornecedores.
A Serasa disponibiliza o Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão em suas agências em todas as capitais e principais cidades do Brasil. Os Serviços de Orientação ao Cidadão da Serasa estão localizados sempre em prédios que oferecem segurança e privacidade ao cidadão, além de instalações equipadas com sistema informatizado integrado, que agiliza o atendimento.
A empresa oferece também orientação completa em seu site (www.serasa.com) para quem está com cheques sem fundos no mercado, título protestado, ação judicial e dívida vencida.
Para efetuar a consulta nas instalações da Serasa, o próprio interessado deve comparecer à Serasa de sua localidade, com RG e CPF, ou enviar um procurador com firma reconhecida. Veja abaixo os documentos necessários para regularizar as pendências:
Pessoa Física | Pessoa Jurídica |
Próprio Interessado: RG ou Carteira Profissional e CPF Terceiros: RG ou Carteira Profissional Procuração com firma reconhecida | Próprio Sócio: Cartão de CNPJ, Contrato Social da empresa, com registro na junta (o nome do sócio deve constar no Contrato) e RG ou Carteira Profissional Terceiros: RG ou Carteira Profissional e CPF, Procuração ou autorização da empresa com firma reconhecida e Contrato Social da empresa Dicas para regularizar pendências |
Anotação de Cheques sem Fundos CCF – Banco Central
1. Procure a Agência do Banco indicado como apresentante da ocorrência de cheque sem fundos.
2. Solicite ao Banco informações sobre o número, valor e data do cheque que foi apresentado por duas vezes, sem que houvesse saldo na conta corrente para pagamento.
3. Em seguida, verifique nos canhotos de cheques em seu poder para quem foi emitido o cheque. Procure a pessoa ou a empresa, a fim de regularizar o débito e recuperar o cheque.
4.De posse do cheque, prepare uma carta, conforme orientação do gerente da sua conta no Banco que informou a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o original do cheque recuperado, recolha no Banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao Banco para regularização no Banco Central.
5. Para regularização no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), o correntista deve acompanhar e obter o protocolo da comunicação de regularização do seu Banco para o Banco do Brasil, encarregado pelo Banco Central de processar a atualização do arquivo de CCF.
Anotação de Título Protestado
1. Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão com os dados de quem o protestou.
2. Comunique-se com quem o protestou, regularize o débito e peça uma carta indicando que a dívida foi regularizada.
3. Reconheça a firma da pessoa/empresa, retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite o seu cancelamento.
4. Após o cancelamento do protesto no cartório, solicite nova certidão e a entregue na Serasa para a baixa da anotação em seus arquivos.
Anotação de Ação Judicial – Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata
1. Para a regularização desse tipo de anotação, certifique-se de que o processo já foi julgado em juízo e que se encontra arquivado ou extinto.
3. De posse da comprovação da existência de embargo à execução, penhora ou extinção do processo, entregue-a na Serasa.
Anotação de Dívida Vencida – Pendência Bancária ou Financeira
Para a regularização desse tipo de anotação o cidadão deve procurar a instituição ou empresa credora, que enviará comando específico para a Serasa executar a baixa da anotação.
Ação de Execução Fiscal Federal
Para regularizar uma pendência, em caso de anotação por Ação de Execução Fiscal Federal, basta apresentar a certidão negativa de débito da Justiça Federal, ou entregar um documento que comprove, relativamente à dívida, o respectivo pagamento, acordo ou discussão judicial.
Prazo para Regularização das Anotações na Serasa
Após a entrega do documento necessário para baixa da anotação, diretamente na Serasa, o prazo para exclusão da informação no sistema será de 5 (cinco) dias úteis, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078, de 11/09/90).
CONSULTE OS ENDEREÇOS MAIS PRÓXIMOS:
fontes:
www.serasa.com
www.spcbrasil.org.br
www.endividado.com.br
patrícia!
ResponderExcluirInteressante esse serviço de utilidade pública!
Agradeço a visita feita ao blog e retribuo com carinho. Blogueiras Unidas.
Bom final de semana!
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
PARABÉNS PELO BLOG.
ResponderExcluirADOREI
TAMBÉM ESTOU TE SEGUINDO.
adorei seu blog sou bacharel em direito e faço pos em trabalho tem mtas coisas interessantes aki
ResponderExcluire ja estou seguindo pode conferir
ah me ajuda e me segue tb ? www.makepopular.blogspot.com
Mais dicas excelentes vivo vendo em cartazes que fazem isso pelas pessoas mas já ouvi tanta reclamação agora se me acontecer sei certinho o que fazer!
ResponderExcluirVocê está estre os melhores de 2011, primeira premiação feita pelo blog Sei que Deus existe, passe por lá para conferir e pegar seu prêmio virtual parabéns pelo seu trabalho.
http:www.seiquedeusexiste.blogspot.com.br/
Oi amadinha!!!
ResponderExcluirObrigada pela visitinha viu..
Tem SORTEIO NOVO no blog, se quiser participe amada!!
Beijinhos e fique com Deus
www.ohlouka.com