Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


terça-feira, maio 21, 2013

Confira 15 dicas antes de tomar dinheiro emprestado



Confira 15 dicas antes de tomar dinheiro emprestado


FONTE : G1 



Se você está prestes a utilizar alguma forma de crédito, há informações que ajudam a entender o mercado e se prevenir contra futuras dores de cabeça decorrentes de uma dívida feita às pressas.
Confira:
1 - No crédito, quanto mais garantias e menos risco houver para o banco/financiador, menor é a taxa para o cliente.

2-Antes de optar pelo financiamento ou parcelamento de uma compra, pesquise qual o menor preço disponível no mercado e pergunte o quanto o mesmo bem custaria à vista. É esse o valor que deve ser referência para que você calcule o quanto de juro está pagando.

3-Na maioria das operações de crédito, quem toma o dinheiro emprestado terá que pagar o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). Em empréstimos para a compra de imóvel para habitação, não é cobrado o IOF.

 4- Nas demais operações, segundo a Receita Federal, a alíquota do IOF cobrada para a pessoa física é de é de 0,0082% ao dia + 0,38% do valor principal da operação financeira.

5- Nunca, em nenhuma hipótese, aceite fazer empréstimos em seu nome para terceiros.

6- Evite assinar contratos por impulso.

7- Em caso de dúvida, informe-se no Banco Central se a empresa está autorizada a realizar empréstimos. É possível entrar em contato com o Banco Central por telefone, por meio do número 0800-9792345. O horário de atendimento é das 8h às 20h nos dias úteis. Mais informações no site da instituição.
 

8- Além das parcelas do financiamento/empréstimo, verifique se existe a cobrança de tarifa de cadastro, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) ou outras cobranças administrativas ou de serviços no financiamento.

9- Guarde todo material publicitário. Ele integra o contrato e suas informações devem ser cumpridas.

10- Leia o contrato e assine somente depois de tirar todas as dúvidas. Questione a instituição financeira e alguém de sua confiança, como um advogado, caso seja necessário.

11- Exija e guarde sua via do contrato; garanta que tudo o que foi acertado verbalmente esteja descrito no papel.

12- Em caso de atraso no pagamento são cobrados multa de 2%, comissão de permanência, juros de mora e outras despesas comprovadas, desde que previstos em contrato

13- O consumidor que deixar de pagar as parcelas, conforme previsto em contrato, poderá ser cobrado judicialmente e ter seu CPF inscrito no Serasa ou no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

14- Se houver dúvidas, consulte órgãos de defesa de consumidor, como o Procon, para saber se há reclamações contra a instituição financeira.

15- Analise cuidadosamente se as parcelas não irão comprometer seu orçamento.
www.globo.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário