Planejamento Financeiro

Um alto salário não é garantia de conforto financeiro, assim como um salário baixo não implica que não conseguirá formar uma poupança adequada às suas necessidades. As pessoas tem que viver com o que tem.

O planejamento financeiro ajudará a evitar erros, como falta de recursos em uma situação de emergência, ou evitar que se obtenha dívidas além do necessário.

Planejar suas finanças irá ajudar a tomar decisões sensatas e consistentes com seus objetivos e metas.

A Contabilidade é uma ferramenta primordial para alcançar estes objetivos.


sábado, maio 25, 2013

Procon resposte dúvidas sobre o fechamento da conta corrente


Procon resposte dúvidas sobre o fechamento da conta corrente


FonteInfomoney

Abrir uma conta corrente no banco é fácil, já que os bancos oferecem uma série de vantagens para que o consumidor se torne cliente. O problema é na hora de fechar. Muitas vezes, o consumidor quer encerrar, mas a instituição bancária não facilita, o consumidor não tem conhecimento sobre seus direitos e até mesmo falta tempo. Pensando nisso, o Procon respondeu as 10 dúvidas mais frequentes sobre o assunto. Confira:

1- Quando posso encerrar minha conta? Procon: A qualquer momento o consumidor pode solicitar o encerramento de sua conta, mas a formalização do pedido deve ser por escrito, por meio de formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar o e assinar o documento. Não se esqueça de solicitar um comprovante de recebimento (por parte do banco) do pedido de enceramento da conta.
2- Para encerrar a conta, o consumidor é obrigado a ir até a agência? Procon: Não. O formulário para encerramento da conta deve estar disponível em qualquer agência. Se houver negativa, faça uma reclamação no Procon do seu estado de residência e no Banco Central.
3- É necessário fornecer algum documento para encerrar a conta? Procon: O cliente deve apresentar um documento de identificação, além de devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco, não esquecendo de fazer constar no pedido de encerramento, tudo que estiver sendo devolvido.
4- Quais outros procedimentos é indicado para que o cliente não tenha problemas futuros? Procon: É fundamental verificar se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta; cancelar as autorizações para futuros débitos automáticos (contas de água, telefone, seguro, etc.) e manter saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente, pois para encerrar a conta é necessário quitar todos os débitos com o banco.
6- O banco pode se negar a encerrar a conta se eu tiver algum débito com ele? Procon: O banco não é obrigado a encerrar a conta, enquanto o cliente tiver débitos com a instituição financeira, mas é possível tentar uma negociação para que o pagamento seja feito de maneira avulsa, através de boleto bancário, por exemplo, para que a conta seja encerrada.
7- O banco pode cobrar alguma tarifa mesmo o cliente não utilizando mais a conta corrente? Procon: Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, o banco deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece. Porém, a partir do sexto mês sem movimentação o banco não pode cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.
8- No caso de conta conjunta, é necessária a presença do outro cliente para encerramento, mesmo eu sendo o titular? Procon: Vai depender do contrato. Normalmente apenas a assinatura de um dos titulares é o suficiente, mas é importante consultar o gerente.

8 comentários:

  1. Patricia ótimas dicas muitas vezes os clientes não sabem dos seus direitos um ótimo esclarecimento, Pati te desejo uma ótima semana fique com Deus beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no Face

    Fan Page Retribuo Curtidas

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, é importante cada um saber dos seus direitos, excelente post, beijos!

    ResponderExcluir
  3. São dicas muito importantes, já que quando mudamos de emprego as empresas nos obrigam a abrir uma conta nova que seja ligada a ela, o que nos obriga a cancelar a conta anterior.
    Fica minha sugestão para próxima postagem:
    Somos obrigados a abrir uma conta onde a empresa quer?

    ResponderExcluir
  4. Muito boas essas informações estava precisando, mesmo. É bom saber nossos direitos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Informações preciosas, é sempre bom estarmos a par dessas coisas que nos causam tanto transtornos.
    Post maravilhoso Pat,parabéns!!!

    Abçs e carinhos, boa semana pra você!

    My e Rapha

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, vim lhe desejar uma ótima semana, abraços!

    ResponderExcluir
  7. A pedido da Administração da Parceria Blogueiras Unidas, estamos visitando os links que constam na lista e levando todos que estão postando o banner BU, a carteirinha e o selo das turmas que pertencem, para a reedição da lista, caso não esteja assim em seu blog, favor preencher o formulário no http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com.br
    contamos com você em nossa parceria te aguardamos, pois teremos muitas surpresas, mais detalhes em nossa postagem no link acima.
    Obrigada pela atenção, fique com Deus.

    ResponderExcluir